Normas para submissão
DATAS IMPORTANTES
12/08/2023 - Prazo para o envio dos trabalhos Prorrogado
25/08/2023 – Prazo para pagamento da taxa de inscrição do autor-principal
20/10/2023 - Publicação no site dos trabalhos aprovados
PREMIAÇÃO DOS MELHORES TRABALHOS
Os trabalhos recebidos dentro do prazo acima, cujo autor principal esteja com sua inscrição quitada, concorrerão a prêmios nas seguintes categorias
- Relato de Caso
- Trabalho Original
PRÊMIOS
Melhor Relato de Caso
Inscrição no congresso SPPT - 2025
Melhores Trabalhos Originais
1º lugar – Inscrição no congresso SBPT 2024 e Inscrição no congresso SPPT - 2025
2º lugar – Inscrição e hospedagem no congresso SPPT - 2025
3º lugar – Inscrição e hospedagem no congresso SPPT - 2025
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Inscrição do Autor Principal e Apresentador do Trabalho é obrigatória.
É imprescindível a inscrição e a quitação da taxa de inscrição no Congresso do autor principal (primeiro autor) até 25/08/2023 para a avaliação do trabalho.
O apresentador do trabalho também deverá se inscrever no congresso, caso não seja o autor principal.
O trabalho cujo autor principal (primeiro autor) não tiver quitado a sua inscrição até o prazo limite, não será avaliado pela comissão avaliadora.
Apresentação
Podem ser submetidos trabalhos científicos com os seguintes formatos:
Relato de caso: descrição completa de um caso clínico ou uma série de casos clínicos.
Trabalho original: resultados originais de pesquisa científica na área respiratória.
Envio exclusivo pelo site do congresso
Os trabalhos científicos deverão ser submetidos em forma de resumo e encaminhados, exclusivamente, por meio do site do congresso. Outras formas de envio não serão consideradas.
Idioma Oficial
Todos os trabalhos devem ser submetidos em língua portuguesa. Não serão aceitos trabalhos em outro idioma.
Cadastramento dos Autores
Senha
Ao se cadastrar, o autor principal deverá informar um e-mail e uma senha para ter acesso a uma área restrita e segura, que permitirá enviar os seus trabalhos científicos, além de gerar a sua inscrição.
E-mail de correspondência do autor principal
Toda a correspondência do evento irá para o e-mail cadastrado no ato da submissão do trabalho.
Certifique-se de que o e-mail informado no cadastro esteja correto, pois todas as informações relativas ao evento serão enviadas através dele.
Dados Cadastrais
Atenção ao preencher os dados cadastrais, pois eles servirão para a publicação dos trabalhos científicos.
Os coautores também deverão ser cadastrados com os nomes completos e CPF e/ou número do Passaporte (no caso de autores estrangeiros).
O CPF ou Passaporte é um campo de identificação cujo preenchimento é obrigatório.
Importante
É obrigatória a digitação do nome completo dos autores e coautores dos trabalhos que forem encaminhados ao Congresso, tanto ao cadastrar-se no sistema, quanto durante o preenchimento dos dados. Isto evitará que os nomes fiquem incorretos e em duplicidade no índice.
Antes de acessar o sistema de Envio de Trabalho, confirme com todos os autores e coautores envolvidos os seus nomes completos e se eles estão compatíveis com qualquer cadastro já efetuado em nosso sistema. Faça o mesmo para o endereço do autor principal.
Publicação
Os resumos dos trabalhos serão publicados em edição suplementar do Pneumologia Paulista.
Escolha da Forma de Apresentação (Pôster ou Apresentação Oral)
Os autores poderão escolher a preferência de forma de apresentação, porém a definição final do formato (pôster ou apresentação oral) ficará ao encargo da Comissão Organizadora do Congresso.
Quantidade de trabalhos – Autor Principal
O Congressista poderá enviar até 05 (cinco) trabalhos como autor principal (primeiro autor).
Áreas Temáticas
Os trabalhos deverão ser classificados pelos próprios autores em uma das seguintes áreas temáticas:
- Asma
- Câncer de pulmão
- Cirurgia Torácica
- Distúrbios Respiratórios do Sono
- Doenças intersticiais pulmonares
- Doenças Pleurais
- Doenças Vasculares Pulmonares
- DPOC
- Endoscopia Respiratória
- Função Pulmonar
- Infecções respiratórias e Tuberculose
- Pneumopediatria
- Reabilitação e Fisioterapia respiratória
- Tabagismo
- Terapia intensiva
- Outros
SOBRE A ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS
Os resumos devem ser elaborados o mais claramente possível, pois será com base nele que os avaliadores farão o julgamento do mérito.
3.000 caracteres
Os resumos deverão der digitados no formulário eletrônico e poderão conter, no máximo, 3.000 caracteres. Exclui-se desta contagem título, nome(s) do(s) autor(es) e Instituição.
Não anexe
O Sistema de Envio Eletrônico de Temas Livres não permite enviar ou anexar qualquer tipo de imagem, figura, vídeo ou elemento gráfico.
Máximo de 20 coautores
Será permitido somente um autor principal e mais 20 (vinte) coautores participantes do trabalho, totalizando 21 pessoas.
OPÇÕES DE INSCRIÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO:
(assinale no ato da inscrição do trabalho esta opção)
1- TRABALHO ORIGINAL
Deve conter os seguintes itens:
- Nome do autor e coautores com e-mail, endereço completo para correspondência e contato telefônico do autor principal e apresentador (se não forem a mesma pessoa).
- Instituição onde ou por meio do qual o trabalho foi realizado.
- Título em letras maiúsculas e sem abreviações.
- Corpo do trabalho estruturado: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusões.
- Trabalhos sem resultados claramente descritos (ex.: “resultados serão discutidos no Congresso”) não serão aceitos.
2- RELATO DE CASO
Deve conter os seguintes itens:
- Nome do autor principal (primeiro autor) e coautores com e-mail, endereço completo para correspondência e contato telefônico do primeiro autor e também do apresentador (se não forem a mesma pessoa).
- Instituição onde ou por meio do qual o trabalho foi realizado.
- Título em letras maiúsculas e sem abreviações.
- Corpo do trabalho: Justificativa da relevância do caso relatado; história da doença atual e pregressa, exame físico, exames complementares, diagnóstico, evolução, discussão.
APROVAÇÃO DOS TRABALHOS
A lista dos trabalhos aprovados, bem como a forma de apresentação determinada pela Comissão Científica, estará disponível no site do congresso a partir de 20/10/2023.
É função do autor consultar o site do congresso para obter todas as informações sobre aprovação e forma de apresentação escolhida pela Comissão Organizadora.
APRESENTAÇÃO ORAL – Normas de apresentação
Nas apresentações orais, os autores terão disponíveis 10 minutos para apresentação do trabalho incluindo perguntas da plateia. A comissão cientifica sugere que os autores planejem a apresentação para uma duração de 6 a 8 minutos para que haja espaço para questionamentos e comentários.
Os materiais audiovisuais deverão ser entregues no mídiadesk com antecedência de até 2 horas da apresentação.
PÔSTERES – Normas para confecção e apresentação
Os trabalhos aprovados para apresentação sob a forma de pôster deverão obedecer às seguintes normas para confecção:
- Medida: 0,90cm de largura por 1,20 de altura, em fundo claro e com texto em preto e em negrito. O pôster deverá ter alça para ser pendurado no painel.
- Deverá ser utilizada letra Arial, de tamanho 36 para o corpo do trabalho e tamanho 54 para o título e autores.
- Os textos incluídos no pôster devem fornecer informações concisas e relevantes que definem a caracterização do objetivo, das unidades avaliadas (ex: experimentais ou clínicos), os resultados e a conclusão do trabalho.
- Apresentar os resultados em tabelas e figuras, em tamanho suficiente que sejam possíveis de leitura a dois metros de distância.
- Resultados relevantes devem receber destaque na sua apresentação.
- As figuras com agrupamentos diversos devem utilizar discriminação por cores quentes e frias para serem visualmente perceptíveis.
- As siglas e abreviaturas de conhecimento apropriado da especialidade podem ser utilizados.
- Os pôsteres deverão ser pendurados e retirados conforme data e horário descritos na lista de aprovação.
SESSÕES DE PÔSTERES
Os trabalhos aprovados serão distribuídos em 2 dias de apresentação conforme temas.
Dia 16/11/23 – das 8:00 às 16:30. Horário da Avaliação: 13:20 às 14:20.
Dia 17/11/23 – das 8:00 às 16:30. Horário da Avaliação: 13:20 às 14:20.
Os trabalhos devem ser afixados no dia da apresentação informada no site entre 8:00 e 10:00 no painel com o número do respectivo trabalho e retirados entre 16:30 e 17:00.
O autor principal deverá estar ao lado do pôster, no dia de sua apresentação, das 13:20 às 14:20 para avaliação da comissão científica.
IMPORTANTE
O apresentador do trabalho deverá estar inscrito para poder apresentá-lo.