Dados do Trabalho
Título
NOCARDIOSE PULMONAR NO IMUNOCOMPETENTE - UMA CAUSA DE BRONQUIECTASIAS
Descrição do caso
Introdução:
A nocardiose pulmonar é uma doença infecciosa rara causada pela Nocardia spp, um bacilo gram positivo aeróbio filamentoso ubíquo. Apesar de não haver dados precisos sobre sua epidemiologia, estima-se que a incidência esteja aumentando devido aos avanços diagnósticos e maior prevalência de fatores de risco associados, como as pneumopatias e a imunossupressão. No grupo dos imunocompetentes, que corresponde a 40% dos pacientes, parece haver um fenótipo de doença que cursa com bronquiectasias à semelhança das micobactérias não tuberculosas. Relatamos a seguir um caso de uma paciente com bronquiectasias possivelmente causadas pela nocardia.
Caso Clínico:
Paciente feminino 52 anos, com hipotireoidismo, sem doenças pulmonares prévias ou exposições relevantes, procura ambulatório de pneumologia por tosse seca há 1 ano e dispneia aos grandes esforços (mMRC 1) associado a febre intermitente não aferida e hemoptóicos há 4 meses. A tomografia computadorizada de tórax realizada com 8 meses de sintomas evidenciou bronquiectasias cilindradas e varicosas com preenchimento luminal com predomínio em regiões basais de lobos inferiores, médio e língula, associado a micronódulos centrolobulares. A investigação complementar etiológica não esclareceu a causa das bronquiectasias. Realizado lavado broncoalveolar com o diagnóstico de Nocardiose por meio da cultura. Iniciado tratamento com Sulfametoxazol-Trimetoprima com boa tolerância e melhora clínica. Após 6 meses de tratamento, a paciente está assintomática e a nova tomografia de tórax mostra redução notável das áreas de impactação brônquica e dos micronódulos.
Discussão:
A nocardiose pulmonar apresenta-se com quadro clínico de evolução subaguda ou crônica, cujas manifestações de imagem são inespecíficas, variando desde nódulos até consolidações e bronquiectasias. Em estudos retrospectivos nota-se um predomínio das formas com bronquiectasias em 48-67% dos imunocompetentes de meia idade e não se sabe ao certo se elas são parte de um espectro de doença causada pela nocardia ou apenas consequência. No caso apresentado, os sintomas compatíveis com nocardiose, a identificação pela cultura do lavado e a melhora clínica e radiológica sugerem esse fenótipo de infecção. Importante ressaltar que nos casos de bronquiectasias, cuja investigação inicial não conseguiu definir a etiologia, devemos considerar entre as causas infecciosas a Nocardia e sinalizar para culturas de microrganismos de crescimento lento para avaliar a sua presença.
Área
Infecções respiratórias e Tuberculose
Instituições
INCOR - HC FMUSP - São Paulo - Brasil
Autores
FELIPE MARQUESINI SANCHES, DIEGO CAMPOS GONZALEZ, ROBERTA KARLA SALES, ANDRE NATHAN COSTA